Vídeo comovente: Esta chimpanzé de 59 anos diz adeus a um v


-- publicidade --


Parecia que ela não tinha mais energia, até que seu velho amigo veio se despedir

A expectativa média de vida de um chimpanzé em cativeiro é de 32,5 anos para machos e 40,1 anos para fêmeas. Tendo isso em mente, você vai perceber que esta chimpanzé era muito velha. Ela atingiu a idade madura de 59 anos.

Infelizmente, parecia que o fim estava próximo para ela. Ela não estava se sentindo bem e parou de comer. Ela mal tinha energia sobrando e passava seus dias deitada, pronta para morrer. Para animá-la, o zoológico em que ela morava resolveu convidar um velho amigo dela para visitá-la.

A reação dela foi extremamente emocional e de partir o coração. Isso mostra que primatas como os chimpanzés são tão capazes de formar conexões emocionais quanto nós. Hoje nós vamos lhe mostrar o que aconteceu quando seu velho amigo a visitou em seu leito de morte.

((Leia até o final para ver o vídeo emocionante!))

Mamãe

A chimpanzé que nós estamos falando se chamava Mama. Ela era uma das chimpanzés vivas mais antigas do continente europeu. Sua idade, 59, é considerada extremamente velha em termos de chimpanzé. Mama nasceu na natureza em 1957, depois passou sua juventude em um zoológico em Leipzig.

Em 1971, Mama foi transferida para um zoológico em Arnhem, na Holanda, junto com os chimpanzés Gorilla e Franje. Lá eles formaram uma nova colônia de chimpanzés que se tornaria mundialmente famosa. Eles foram o primeiro exemplo de vários chimpanzés adultos vivendo no mesmo recinto. Este foi um desenvolvimento inovador.

Mama se aproximou muito de um de seus cuidadores: Jan van Hooff.


Jan van Hooff

Jan van Hooff é um biólogo holandês mais conhecido por suas pesquisas envolvendo primatas. Seu avô foi o fundador do zoológico de Arnhem, então ele passou muito tempo lá. Foi aqui que ele conheceu Mama, a chimpanzé. Ele a conheceu em 1972, um ano depois que ela se mudou para o zoológico. Eles continuariam bons amigos até sua morte em 2016. Antes de morrer, van Hooff visitou Mama mais uma vez. Isso foi capturado em vídeo e é extremamente emocionante.

Continue para saber mais!

A amizade extraordinária

Jan van Hooff tem boas lembranças de Mama, a chimpanzé:“Muita gente que eu mostrei, depois de palestras e cursos, a conhecia. Então, quando chegávamos ao cercado, mama corria até mim dos cantos mais distantes para me cumprimentar animadamente do outro lado do canal, no estilo chimpanzé, com um alto e ofegante ‘ohoh!’. No ano passado, tornou-se cada vez mais difícil. Ela levou mais e mais tempo antes de tropeçar no fosso. Eu absolutamente sentirei falta dela.”

Isso tornou ainda mais emocionante que ele fosse uma das últimas pessoas a vê-la antes de ela falecer.

Mama não está indo tão bem

Ficou claro para seus cuidadores: mama não estava muito bem. Eles esperavam que ela morresse em breve, especialmente porque ela começou a recusar comida. Tudo o que ela fez foi ficar deitada. Eles estavam com o coração partido, porque ela tinha sido uma parte tão importante da colônia de chimpanzés no zoológico.

Eles perceberam que, se quisessem animá-la e facilitar sua morte, teriam que fazer algo extraordinário.

Convidando seu velho amigo

O zoológico entrou em contato com Jan van Hooff e contou a ele sobre a situação. Ele não poderia acreditar em seus ouvidos. Sua boa e velha amiga, mama, morrendo…Jan estava com o coração partido. Quando o zoológico perguntou se ele queria visitá-la uma última vez, ele não teve que pensar duas vezes. Ele entrou em seu carro e dirigiu até o zoológico.

Lá, ele encontraria outra mama além daquela de que se lembrava.

Sem energia

Os zeladores levaram Jan van Hooff, agora com 80 anos, para o recinto privado. Lá estava ela: Mama, a chimpanzé. Ela estava deitada no chão, aparentemente sem energia. Os zeladores disseram a Jan que ela se recusava a comer e que parecia que seu fim estava próximo.

Jan se agachou ao lado dela e começou a acariciá-la. Quando ela percebeu quem ele era, tudo mudou.

A reunião

A matriarca chimpanzé, no começo, não percebeu quem Jan era. Quando ele tentou alimentá-la com uma uva, ela nnão quis comê-la. Quando ela finalmente decidiu olhar para cima e ver quem era aquele acariciando-a, ela imediatamente percebeu que era seu velho amigo Jan van Hooff. Um sorriso radiante apareceu instantaneamente em seu rosto. É extremamente reconfortante ver como ela está feliz em vê-lo.

Feliz

Seu rosto imediatamente se ilumina. Mesmo que ela não se sinta bem, ela está agora na companhia da pessoa que ela mais ama no mundo. Mesmo que os dois não tenham se visto há algum tempo, ela sabe exatamente quem é Jan. Ela começa a tocar suavemente o rosto de Jan, que é uma expressão notavelmente humana que mostra o quanto ela sentiu falta dele.

Título especial

Os dois se conhecem desde 1972 e formaram um vínculo especial. A presença de Jan parece revitalizar a idosa chimpanzé, pois agora ela começa a aceitar alimentos. Eles conversam, abraçam e cuidam um do outro como velhos amigos compartilhando memórias. Você pode ver o amor entre os dois. É uma exibição extremamente única que mostra como os chimpanzés são notavelmente humanos.

Abraçando e beijando

Mama puxa Jan para perto e o abraça e beija, mesmo estando letárgica há dias. Ela não se importa que ela esteja cansada: ela precisa mostrar a ele o quanto ela o ama. E Jan a ama de volta, como é evidente em como ele interage com a chimpanzé idosa. É realmente emocionante.

Cansado

Após cerca de cinco minutos de carinho, as reservas de energia de mama estão vazias. Ela abraça Jan uma última vez e se deita. Uma semana depois, ela faleceu. Nós estamos tão felizes que os dois velhos amigos puderam se ver pela última vez, pois eles se conheciam há 44 anos. Eles tinham um vínculo muito especial, como você pode ver na forma como eles interagem um com o outro.

Na próxima página nós vamos te mostrar o vídeo dos dois amigos.

Vídeo

Dê uma olhada no vídeo abaixo, no qual você pode ver os eventos como os descrevemos nas páginas anteriores. Este é um vídeo muito emocionante, que certamente fará o seu dia. Se você gostou deste vídeo, não deixe de conferir algumas das outras histórias emocionantes que podem ser encontradas em nosso site.

Credits: Jan ARAM van Hooff 


O que deveria ter sido um nascimento normal surpreendeu todos os envolvidos.

Matthew e Nicole Ziesinger, um casal americano, enfrentou mais do que apenas uma forte tempestade de neve para dar as boas-vindas ao seu primeiro filho ao mundo. Depois de uma curta gravidez, a futura mãe queria que o parto fosse o mais natural possível. Ela simplesmente nunca esperava quais seriam as consequências dessa escolha…

-- publicidade --
 1  of  8

Related Articles

-- publicidade --

More On Du Ad Platform